CONSULTAR FGTS – Inativo, Caixa, CPF, Telefone, Saldo → (APRENDA)

Consultar FGTS – O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, que é mais conhecido por todos os brasileiros apenas pela sigla FGTS, despertou grande interesse das pessoas, especialmente após a liberação por parte do governo federal do saldo das chamadas contas inativas.

Por conta disto, cada vez mais pessoas passaram a buscar por formas que lhes permitissem realizar as consultas pertinentes ao FGTS Caixa, procurando por meios que mostrassem os valores que constam no fundo.

Portanto, nas próximas linhas deste artigo, nós vamos procurar mostrar tudo que é necessário saber sobre como proceder para consultar FGTS inativo corretamente, e aproveitaremos para mostrar também tudo que é necessário saber sobre este importante fundo que visa proteger o trabalhador. Vamos ver mais!

O que é o FGTS Inativo?

Criado durante o regime militar no ano de 1966, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) nada mais é do que um fundo que tem como principal intuito dar proteção aos trabalhadores que forem demitidos sem justa causa.

Consultar FGTS

Seguindo o que é estipulado pela legislação trabalhista brasileira, todo empregador deverá depositar em contas abertas junto à Caixa Econômica Federal, no nome do empregado e sempre no início de cada mês, o valor que corresponde a 8% do salário de cada um dos funcionários.

Com o valor gerado, os trabalhadores passam a ter uma segurança financeira para as dificuldades, sendo também possível efetuar o saque dos recursos do FGTS Caixa para a compra de imóvel, por exemplo.

E é por este e por outros motivos que é cada vez mais importante saber como proceder na hora de consultar FGTS pelo CPF, que é exatamente o que vamos mostrar em detalhes nas linhas a seguir.

Saiba Mais:

Quem tem direito ao Caixa FGTS?

Segundo o que foi objetivado pelo governo federal no momento da Constituição brasileira, e também por conta da liberação do saque das contas inativas do FGTS, quem tem direito a efetuar o saque dos valores pertinentes a este fundo são:

  • Os trabalhadores que trabalham com carteira assinada a partir do ano de 1988.

Portanto, a partir deste ano (1988), todos os trabalhadores nestas condições passaram a ter direito ao FGTS, podendo, entre outras coisas, efetuar o saque sempre que algo que se enquadre nos termos previstos na lei surja diante dos mesmos.

Antes do ano de 1988, o depósito mensal do valor pertinente ao FGTS inativo era totalmente facultativo, sendo que cabia ao empregador decidir se faria este depósito ou se não o faria, sem qualquer risco de punição por isto.

Como consultar FGTS Inativo?

Desde que foi liberado o acesso ao valor do fundo de garantia, muitos são os trabalhadores que se questionam sobre como fazer para consultar saldo FGTS, e por este motivo, nós vamos mostrar o procedimento agora mesmo.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Alternativa 01. Haverá a possibilidade para o trabalhador de realizar o FGTS consulta pessoalmente, se dirigindo para isto até um balcão de atendimento da Caixa Econômica Federal, para que o extrato do seu fundo de garantia possa ser gerado.

Para fazer isto, ele terá de se dirigir com o seu número do CPF, com o documento de identidade e com a Carteira de Trabalho da Previdência Social (CTPS), sendo que o procedimento é bem simples, e não demorará mais do que alguns minutos.


Alternativa 02. Para o trabalhador que deseja agilizar ainda mais o processo na hora de consultar FGTS inativo, será possível, de posse de seu Cartão Cidadão e com sua respectiva senha, realizar este procedimento dentro de uma agência da Caixa Econômica Federal ou em uma casa lotérica.


Alternativa 03. Caso queira simplificar a consulta FGTS Caixa, bastar baixar o aplicativo e instalar no seu celular. Nele estará disponível diversos serviços para que o beneficiado não precise se dirigir até uma agência da Caixa Econômica Federal.


Alternativa 04. A FGTS consulta poderá ser feita pelo trabalhador pela internet através do site Caixa seguindo o simples passo a passo logo abaixo:

Consultar FGTS

  • Acesse www.caixa.gov.br;
  • Digite o número do NIS (PIS/PASEP);
  • Preencha com a senha;
  • Clique em Não sou um robô;
  • Por fim, clique em OK.

Veja também:

Telefone para consultar FGTS

Agora, mesmo que não seja possível consultar o FGTS Inativo por telefone, é possível realizar outros tipos de consultas pertinentes ao fundo por este meio, sendo necessário que a pessoa tenha em mãos os seus documentos pessoais.

Através do número de telefone 0800-726-0207, o trabalhador consegue obter todos os tipos de informações sobre o:

  • PIS (Programa de Integração Social)
  • Seguro desemprego
  • Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS)
  • Cartão Social
  • Serviço de Informação ao Cidadão

As informações que são obtidas pelo trabalhador são completas e extremamente importantes, além de serem também muito esclarecedoras, permitindo que ele possa se programar em relação ao seu saldo FGTS Inativo, por exemplo.

Para conseguir ter acesso às informações, será necessário que o trabalhador procure informar seu número de CPF, seu número do PIS e seu nome completo, entre outras coisas, e faça as confirmações necessárias também.

Portanto, com base no que foi transmitido neste artigo, é possível agora que você saiba muito mais sobre como consultar FGTS inativo e sobre o saldo deste fundo tão importante para a vida dos trabalhadores brasileiros.

[/su_list]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *