FGTS RETIDO – Caixa, Calendário, Consultar, Como Sacar → (CONFIRA)

FGTS Retido – Criado pelo governo federal durante o regime militar no ano de 1966, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, que é lembrado por todos como simplesmente FGTS, tem como principal intuito garantir aos trabalhadores demitidos sem justa causa alguma segurança financeira.

Desde que foi criado, o FGTS Caixa passou a ser obrigatório para todas as empresas que atuam com regime de contratação regido pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) em 1988, após a promulgação da Constituição Federal do Brasil.

No entanto, apesar de sua grande importância, o fato é que o Fundo de Garantia só passou a ser realmente assunto para todas as pessoas a partir de 2016, quando foi anunciado que o FGTS retido, que também é chamado de contas inativas, teria seu saldo liberado para saque.

E por conta disto, um grande número de pessoas com direito a efetuar o saque das contas inativas do FGTS buscou saber o que vinha a ser o Caixa FGTS retido, até mesmo para saber se tinham mesmo direito ao saque ou não.

Portanto, nas próximas linhas deste artigo, para ajudar a entender ainda mais sobre como sacar o FGTS retido, nós vamos procurar mostrar todos os detalhes do que vem a ser esta modalidade de fundo, mostrando, entre outras coisas, quem tem direito a ele. Vamos ver mais!

O que é o FGTS retido?

Para entender o que é FGTS retido, será importante demais procurar saber primeiramente o que é o Fundo de Garantia, que nada mais é do que um fundo que garante recursos aos trabalhadores demitidos sem justa causa.

FGTS Retido

Por lei, empresas precisam depositar o equivalente a 8% do valor do salário de seus funcionários todos os meses, em contas da Caixa Econômica Federal (administradora do FGTS) que são vinculadas ao contrato de trabalho. Os recursos oriundos destes depósitos é que formam o Caixa FGTS.

No entanto, quando o trabalhador é demitido com justa causa, ou quando ele pede demissão da empresa por vontade própria, ele perde o direito a ter acesso ao saque do FGTS equivalente ao tempo em que esteve na empresa.

É neste momento que é formado o chamado FGTS retido saldo, que nada mais é do que o valor das contas inativas que o governo federal decidiu liberar para saque em 2016 e que foi amplamente sacado nos anos seguintes.

Saiba Mais:

Como consultar FGTS retido?

No dia 22 de dezembro de 2016 o governo federal anunciou que para estimular a economia brasileira, iria liberar para saque o saldo das contas inativas do FGTS, liberando o chamado FGTS retido.

Foi então que muitas pessoas passaram a se interessar pelo assunto, querendo não apenas saber o que era o Caixa FGTS retido, mas também querendo saber como consultar seu saldo e saber se de fato tinha algum valor para receber.

E para consultar FGTS retido, o procedimento era dos mais simples, podendo ser feito pela internet. Siga o procedimento abaixo:

FGTS Retido


Passo 01. Acesse o site da Caixa Econômica Federal, que é o www.caixa.gov.br, de posse do número do NIS – Número de Identificação Social (PIS/PASEP).

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Passo 02. Nos dois campos, preencha com o seu número do NIS e a senha cadastrada no site da Caixa.


Passo 03. Para visualizar o saldo FGTS retido é só clique em OK.


No entanto, existe também a possibilidade de consultar FGTS retido se dirigindo diretamente até uma agência da Caixa de posse da carteira de trabalho, do RG e do CPF, conseguindo com isto, um extrato detalhado, mostrando não apenas o saldo a liberar, mas também detalhes das empresas que fizeram os respectivos depósitos na conta do trabalhador.

Há também o aplicativo FGTS Caixa, que é uma ferramenta importante para quem deseja ter informações e realizar consultas pertinentes ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço em tempo real e através do celular, com toda a comodidade.

Por meio dele, também é possível consultar FGTS retido, sendo necessário apenas que o trabalhador procure baixá-lo e instalá-lo em seu celular, sendo que ele está disponível para celulares que rodam no sistema operacional Android, no sistema operacional iOS e no sistema operacional Windows Phone.

Veja também:

Calendário FGTS Retido

Quem tem direito, segundo o que foi estipulado na divulgação de liberação em 2016, é todo trabalhador que atuou com carteira assinada até o dia 31 de dezembro do ano de 2015, e a grande verdade é que a esmagadora maioria dos trabalhadores que tinha direito já efetuou seu saque.

No entanto, neste ano de 2018, o Governo Federal, em mais uma tentativa de injetar valores importantes na economia brasileira, anunciou que mais uma leva de valores seria liberada para o saque dos trabalhadores brasileiros.

Desta vez, o saque dos valores do FGTS retido foi liberado para trabalhadores que atuaram com carteira assinada entre os anos de 1971 e 1988, e o saque poderá de acordo com as datas apresentadas no calendário FGTS retido:

Trabalhadores nascidos em: Saque disponível a partir de:
Janeiro Março / 2018
Fevereiro Março / 2018
Março Abril / 2018
Abril Abril / 2018
Maio Abril / 2018
Junho Maio / 2018
Julho Maio / 2018
Agosto Maio / 2018
Setembro Junho / 2018
Outubro Junho / 2018
Novembro Junho / 2018
Dezembro Junho / 2018

Depois de conferir a tabela do FGTS retido com as datas disponibilizadas, o próximo passo é realizar o saque do benefício.


Portanto, se você se encaixa no perfil de quem tem direito a sacar FGTS retido nesta oportunidade, não deixe de consultar o seu saldo agora mesmo por um dos canais citados.

Milhões de brasileiros tem direito a esse benefício, mas a informação não é transmitida para todos, por isso desenvolvemos esse artigo. Porém, caso possua alguma dúvida relacionada ao Caixa FGTS retido, deixe um comentário abaixo que iremos responder logo em seguida. Boa sorte!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

FGTS RETIDO – Caixa, Calendário, Consultar, Como Sacar → (CONFIRA)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *